quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Diário de um Verão que cabe na palma da mão


Agosto foi um mês cheio de Presentes maravilhosos. Começou com minha ida para Espanha, para o Residencial de Arte Terapia, o último do Curso, em casa da nossa querida professora Maya Moussa, nas montanhas perto de Barcelona. Um lugar mágico cheio de caminhos pedestres e javalis! Levei a tenda e acampei debaixo das Amoreiras de sombras generosas. 
O Residencial foi sobre o Zodíaco e andámos sempre em volta desse tema "esférico-planetário". 
As esferas de cobre fizeram parte das práticas de Euritmia e dos jogos. Os dias acabavam sempre com meditação ao som das taças de cristal da professora, o seu "piano branco" :) Todos os dias cantávamos e os nossos ensaios coristas nos levaram ao alto da colina, a uma pequena capela que se abriu e veio algum povo para receber nossas vozes e a vibração das taças. Nossas orações abraçaram as 4 direções, para além dos horizontes violetas e algumas almas se emocionaram perante a magnitude da experiência. Alguns dos presentes nunca tinham visto taças de cristal na vida e estavam "estáticos".


Esferas de cobre, 2013     Jayada© Fotografia
(clique uma vez sobre a imagem para ver maior)


O Residencial acabou e todas as colegas regressaram a Portugal, excepto eu que fiquei para o Residencial de Sólidos Platónicos no mesmo local dali a uma semana.
Decidi nesse intervalo partir em peregrinação para Monserrat, a montanha do Graal, que ficava a 2h de transportes de distância. Ali acampei 3 dias, caminhei pelos cumes altos até os pontos de "ascensão" da paisagem, conversei com o povo das pedras, gigantes, personalizadas, divertidas; meditei na Catedral de esplêndida dimensão ao som do órgão gigante e dos cânticos dos monges inspirados e conheci a Madonna de Monserrat, imagem encontrada numa gruta da montanha, venerada por muitos que fazem filas de horas para tocar a esfera que ela segura em sua mão, acredita-se, portadora de energia de vida, um Murti (imagem na qual manifesta-se o Espírito Divino). 
A Energia de Mãe Divina é realmente muito intensa nesta catedral. As lágrimas de Gratidão saltam com facilidade e o coração expande-se.


                                           Virtudes: A Persistência transforma-se em Fidelidade , 2013     Jayada© LandArt
(clique uma vez sobre a imagem para ver maior)
(Antes de saber que ia para a Montanha já estava a brincar com ela:) Depois de apresentar este trabalho foi-me mostrado que estava numa zona onde se construíam muitos abrigos de pedras assim sobrepostas para pastores, encontrei a ruína de alguns desses pequenos  "iglos" caminhando pela zona mais tarde)



Monserrat, 2013     Jayada© Fotografia
(clique uma vez sobre a imagem para ver maior)



Vista da minha tenda, 2013     Jayada© Fotografia
(clique uma vez sobre a imagem para ver maior)



Final do caminho de Saint Jeroni - Monserrat, 2013     Jayada© Fotografia
(clique uma vez sobre a imagem para ver maior)



Madonna de Monserrat, 2013     Fotografia tirada da internet
(clique uma vez sobre a imagem para ver maior)


A Madonna foi encontrada numa gruta e colocada num nincho num ponto alto ao fundo da catedral por onde as pessoas passam para tocá-la. Eu passei e toquei e para mim  ficou guardada no altar do meu coração como a Padroeira da Geometria Sagrada.
Da esfera que segura em sua mão nascem todos os mundos, todas as formas, como da Flor da Vida. Também todos os Sólidos Geométricos modelados nascem a partir de uma esfera que se metamorfoseia em nossas mãos, através de gestos específicos e coordenados, natural e espontâneamente, lembrando-nos que somos essa medida, que existimos dentro deles e eles dentro de nós. E tudo isto é seguro pela mão da Mãe Divina. 
A Geometria Sagrada é a ordem que equilíbra e alinha-nos com o desenho da Perfeição Cósmica. Todo o Universo está na mão da Deusa Criadora, estamos na mão da Deusa que nos ampara sempre e tendo a certeza disto em nosso íntimo, tudo só pode é correr bem. Somos de Natureza indivizível, a ilusão da separação é o grande erro matemático das nossas vidas. :) 


Exercício dos 5 Sólidos Platónicos no Cubo de Metatron, apartir da Flor da Vida 2013  
(clique uma vez sobre a imagem para ver maior)



Atelier de Sólidos Platónicos - a minha mesa de trabalho, 2013  Jayada© Fotografia
(clique uma vez sobre a imagem para ver maior)



Sólido Geométrico cujo nome desconheço ainda, 2013    Jayada© Fotografia
(clique uma vez sobre a imagem para ver maior)



Metamorfoses de Sólidos Geométricos, 2013    Jayada© Fotografia
(clique uma vez sobre a imagem para ver maior)



Vários Sólidos Geométricos, 2013    Jayada© Fotografia
(clique uma vez sobre a imagem para ver maior)


O Residencial dos Sólidos foram 5 dias de Pura Graça. Em cada dia viviamos a energia de um dos 5 elementos e nos conectavamos com ele: ao som meditativo das taças, acordando cedo para ver o espetáculo do nascer no sol no alto do monte (com Monserrat lá longe na linha pálida do horizonte montanhoso), ou tomando um banho de cachoeira qual Paraíso mesmo ali ao lado! No final como não podia trazer os meus 9 sólidos por excesso de peso no avião, optei por oferece-los à Mãe Natureza do local que me acolheu com tanto amor, deu tanta alegria, partilha, sabedoria e sincronicidade.  
Gracias Maya, Mestra querida, por tudo. Revigorada, retornei a casa pronta para uma nova etapa, que sinto estar para nascer em minha vida.


Sol Nascente, 2013    Jayada© Pigmento seco
(clique uma vez sobre a imagem para ver maior)




















Sem comentários:

Enviar um comentário